segunda-feira, 27 de junho de 2011

Afinal ainda não tinha tido a missa mais longa de sempre!

Ontem finalmente os meus "meninos" da catequese receberam o batismo e a 1ª Comunhão! Eu achei que ia ficar radiante de os ver a todos a receber estes sacramentos, mas confesso que quando tal aconteceu eu já só queria que tudo acabasse! Vou explicar tudo...
Às 9h30 o Zé e eu entrámos para o salão onde estavam a fazer a chamada para ver quem estava presente e quem não estava. Achei eu, na minha mais pura estupidez, que seriam poucas pessoas a receber algum sacramento, pensei que seria por volta de 50/60 ao todo. Claro está que estava redondamente enganada! Eram mais de 150!!! Depois de ver que todos os nosso estavam presentes, o zé e eu fomos para a igreja para garantirmos que arranjávamos lugares sentados (faltavam 5min para a missa o que nestes dias é igual a dizer que nem de pé se tem lugar). Mas desta vez arranjámos uns lugarões! Porquê? Porque dentro da igreja se tinha gerado uns caos horrivel! Havia o dobro das pessoas a receberem um dos sacramentos do que tinha sido planeado ou pensado (afinal eu nao sou assim tão estupida quando pensava que eram so 50.) As pessoas não sabiam onde se sentarem, ninguem se organizava, tudo gritava de uma ponta da igreja para a outra e descretamente o ze e eu sentámo-nos num banco que dizia reservado (na minha cabeça aquele banco estava desde sempre reservado para nós que éramos catequistas). Só ao fim de 1hora é que se conseguiu sentar toda a gente (batismos nos bancos que havia livres e 1ª comunhão no altar).
Quando a missa começou eu já estava desesperada com toda a gritaria que já andava a ouvir desde as 9h30, a minha cabeça já começava a latejar o que era bastante mau sinal e o meu mau humor estava a vir ao de cima a uma velocidade inacreditavel. Para piorar as coisas ao meu lado sentou-se uma senhora com uma criança que devia ter quase 2 anos que gritava aos meus ouvidos e me dava pontapes (sem querer, claro! A querida maezinha é que podia ter virado a criança para o outro lado que não tinha ninguem). À minha frente estavam duas gordas que achavam que estavam no café e não levantarm o rabo do banco a missa inteira.
Outro factor que estava a dar cabo da minha cabeça: o coro! Não se aguenta a quantidade de músicas e de berros que esta gente adora cantar na missa...
A missa durou 3horas! Nunca tinha visto nada assim! Estive 4horas dentro da igreja! Depois de 3horas de missa saí com a sensação de que não tinha estado numa missa.
Uma das nossas "meninas", Ronilsia de seu nome (Róni para os amigos), convidou-nos para irmos almoçar a casa dela. Aqui, nestas ocasiões fazem-se verdadeiros banquetes! Chegámos lá a casa e tinhamos nem sei quantos pratos à escolha, mil bolos, e musica bem alta claro! Para variar éramos os únicos brancos! Mas foi uma tarde muito bem passada!

Esqueci-me de dizer que nestes dias, elas parecem verdadeiras noivas, desde as mais pequeninas às mais velhas. Vão com vestidões brancos, cheios de rendas e de tule, com mil colares com brilhantes e o cabelos muito bem arranjado.

Grande beijinho com mil saudades,

Leonor

2 comentários:

  1. Micas, ando a tentar escrever aqui mas nunca consigo editar o comentário. Raios os partam!

    Essa missa deve ter sido de gritos. Imagino a tua cara!

    A Mãe está cheia de saudades. As histórias do blog já não chegam para as matar.

    Mil bjnhs muito repenicados :)))
    da Mãe

    ResponderEliminar
  2. AHH! Agora consegui... enganei-os. Tornei-me anónima :))

    ResponderEliminar